domingo, 8 de junho de 2014

As Fadas de Cottingley

[caption id="" align="aligncenter" width="650"]Image Elsie Wright[/caption]

1917, Inglaterra, primeira guerra mundial. Duas primas inglesas: Elsie Wright, 16 anos, e Frances Griffiths, 10, juram terem visto fadas em seu jardim. Como se não bastasse, possuíam 5 fotografias provando o fato.

As fotos acabaram chegando às mãos de Sir Arthur Conan Doyle - sim, o criador de Sherlock Holmes - que, por sua vez, repassou-as à um especialista que acabou por concluir que se tratava de fotos realmente autênticas.
O 'boom' foi inevitável. Em tempos de guerra e sofrimento, onde famílias e amigos perdiam entes queridos nas batalhas, parecia fácil querer acreditar em algo tão mágico e inimaginável.

O interesse pela história foi reduzindo gradualmente a partir de 1921. Mas, ainda não havia sido provado se as tais criaturas eram realmente reais.

Apenas em 1980, as primas Elsie e Frances acabaram por assumir de que tudo não passou de uma farsa, "brincadeira de criança". As fadas, na verdade, eram de papelão, recortadas a partir de um livro infantil famoso na época.

Sendo falsas ou não, a história deu o que falar e acho que, no fundo, foi uma forma que a população encontrou para fugir das tristezas da guerra e voltar a ter esperança!

[gallery type="square" ids="243,242,241"]

Hoje, as fotografias estão expostas no National Media Museum, em Bradford.

Se interessou pelo caso? O filme 'O Encanto das Fadas' (1995) foi baseado na história das meninas. Além de ser um filme encantador e inspirador, é muito gostoso de assistir e dá para ter uma ideia bem legal de como o caso abalou o mundo em 1917.
VEJA ONLINE AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário